Seminário de Arbitragem de Poomsae 2014

Seminário de Arbitragem de Poomsae 2014

Seminário de Arbitragem de Poomsae 2014

Nos dias 11 e 12 de Outubro de 2014, A ANAT, em parceria com a APTERJ e a TKDRIO organizou o Semináriuo de Arbitragem de Poomsae 2014, com o objetivo de capacitar os árbitros associados à ANAT acerca dos regulamentos oficiais de Poomsae. Segundo o Diretor Técnico da ANAT, Carlos Eduardo Mota, a capacitação dos árbitros é de suma importância para o fortalecimento do poomsae competitivo no Brasil, pois de nada adianta o nível técnico dos competidores aumentar se os julgadores não acompanharem a evolução dos atletas.

O mestre Evandro César, em um primeiro momento, explicou o que é Poomsae dizendo que não é só uma sequencia de posições, mas sim a tradução de toda filosofia do Taekwondo. Também explicou um pouco da história, da filosofia e a explicação de cada movimento. Falou da importância do ensino dessa filosofia para a formação do caráter dos praticantes e para que não se perca a verdadeira essência do Taekwondo como arte marcial.

Em seguida falou sobre os campeonatos mundiais de Poomsae, e sua constante evolução. Falou também sobre o uniforme de competição,  porque ele surgiu, e a quem se destina a cada um dos diversos modelos existentes. Concluiu falando sobre as diversas modalidades de competição de Poomsae e o regulamento de avaliação de cada uma delas.

Quanto à parte prática, foi dividida em dois dias. O primeiro dia foi destinado aos Poomsaes Taeguk e o segundo dia aos de faixa preta do primeiro a oitavo Dan. Foi passado não só a posição correta de cada base, defesa e ataque, como também, pequenos detalhes como direção do olhar, transição das bases, tempo de duração e forma apropriada de se portar ao entrar e sair do tatame.

A seleção Brasileira de Poomsae participou ativamente do seminário, demonstrando a forma correta de se executar cada movimento e ajudando a corrigir os participantes. Ao final, o mestre Evandro enfatizou a importância da competição de Poomsae para o crescimento do Taekwondo, por ser uma modalidade de grande beleza e acessível a todos os públicos. Os participantes se mostraram muito satisfeitos e muito honrados com a sua presença e da Seleção Brasileira. No final do Seminário, os participantes receberam os certificados e os atletas da seleção Brasileira receberam uma pequena homenagem da ANAT.

A ANAT agradece a presença do mestre Evandro Cesar, que ministrou o Seminário, de todos os aproximadamente 25 participantes inscritos e os integrantes da Seleção Brasileira, do grão mestre Helio de Melo, presidente da APTERJ, dos Grão-Mestres Milclei Matos e Antonio Silva. Agradecimento especial pela presença do Grão Mestre Luís Kobayashi, que veio de São Paulo especialmente para participar deste seminário.

Dados do Palestrante

Mestre Evandro

Evandro César Cordeiro da Silva

  • Licenciatura Plena  em Educação Física pela UERJ
  • Pós-graduado em treinamento desportivo
  • Mestre em taekwondo, faixa preta, 6º Dan pela WTF
  • Árbitro internacional de Poomsae
  • Técnico da Seleção Brasileira de Poomsae  em 2006, 2007, 2013 e 2014
  • Presidente da Associação TKDRIO de Taekwondo

(Texto enviado Por Jocilene Monção, Faixa Preta I Dan e participante do Seminário)

%d blogueiros gostam disto: